Wednesday, January 13, 2010

Coleccionar jogos selados parte 6 - Microsoft Xbox

A Microsoft conseguiu ultrapassar os limites do aceitável e condenar muitos dos jogos 1st party lançados em Portugal. Nestes casos, sejam jogos normais ou edições limitadas, a colocação do selo do IGAC é feita directamente por cima da capa de papel dos jogos, o que representa um atentado a qualquer coleccionador que se preze... Os melhores exemplos desta situação são a edição de coleccionador do Forza Motorsport 3 e a edição de lançamento do Halo Anniversary Edition com a slipcase de cartão.

Xbox/ Xbox 360:
- Celofane com fecho em Y e autocolante de autenticidade na zona de abertura da caixa
- Plásticos de selamento com calor, de forma oficial (no caso de certas edições especiais de grande volume) ou não oficial (parte dos jogos no mercado português).

No caso particular da Xbox, as caixas vêm seladas de duas formas: através do autocolante de selamento com código de barras e autenticação do jogo na zona de abertura da caixa e do plástico em celofane oficial, com fecho em Y. No mercado português existe esta situação tal como também existe o selamento com máquinas de calor, onde o autocolante de selamento pode ou não ser violado pelo distribuidor/vendedor, caso o mesmo se encontre ou não aberto. Nalguns casos o autocolante pode romper devido ao mau manuseamento das caixas mas nem sempre significa que o jogo já tenha sido aberto.

2 comments:

Anonymous said...

Boas,
Obrigado pelas informações que deste. Tenho só uma questão, se poderes responder agradecia.
Comprei o Halo Reach e o Gears of War Judgement (edições normais, não especiais). Em ambos os casos o selo do IGAC está colado no papel (ou seja, na capa da caixa). Estes selos da IGAC são colados pela Microsoft em fábrica? Ou é o importador que abre os jogos, cola os selos e volta a selar os jogos?
Obrigado!

Anonymous said...

Só para ficar claro, os papeis que falo no primeiro comentário são as capas que estão dentro das caixas de plástico e que identificam os jogos.