Thursday, May 3, 2007

IGAC – Ignorantes Governamentais Anti – Coleccionadores

Uma das coisas mais irritantes quando compro DVDs portugueses são os “famosos” (ironia activada…) selos do IGAC a autenticar a cópia. Sim, os papelinhos que dizem “interdito o aluguer”. Contactei o IGAC no passado, que alega ter contribuído para reduzir a pirataria de Software e Imagem. Por isso, todos os produtos que se vendem em Portugal (incluindo software oferecido nas embalagens de cereais…) têm de levar o selo do IGAC, como comprovativo da autenticidade do produto. Isto trás inconvenientes para coleccionadores e para os consumidores em geral.

Em primeiro lugar, como pode a pirataria reduzir se basta ligar o Emule ou outro programa de Torrent, fazer download dos jogos, gravar em DVD virgem e metê-lo a correr na consola previamente chipada? Ou no próprio leitor de DVDs? Para que raio precisam as caixas desse selo ridículo, em particular os jogos de consola? Os jogos da Playstation 1 e 2 sempre trouxeram um holograma da Sony que confirma a autenticidade do produto. Os jogos da Nintendo têm o Selo de qualidade da Nintendo impresso na capa a confirmar a autenticidade. Só os da Xbox não têm nada, assim como quase tudo o que é DVD normal de filmes. Para que é preciso saber que este DVD é a cópia numero 3706? Em suma, o IGAC está-se literalmente nas tintas, desde que receba o dinheiro da autorização de venda.

Segundo, mas que respeito têm pelos coleccionadores ao colarem um selo das antigas cassetes de vídeo directamente sobre as caixas especiais, de cartão? Um selo que é quase impossível de remover e que praticamente estraga uma edição dessas? E que por vezes é mal colocado, ao calhas, torto ou direito, no sitio errado, etc.?? Segundo o próprio IGAC, não são eles que colam os selos nos DVDs, são as entidades distribuidoras. E aqui começa outro problema. As entidades, para colocarem o selo do IGAC, começaram a vender jogos e DVDs embalados em plásticos não oficiais. Isto porque a inclusão de manuais e de autocolantes nas traseiras das caixas dos jogos é feita após removerem o plástico original. Porque raios não mantêm o celofane original, colam o selo por cima do mesmo e deixam a caixa do jogo limpa de autocolantes que passados uns anos estão envelhecidos e com mau aspecto? Pergunto-me quantos jogos e DVDs agora e antigamente não viram as suas datas de lançamento atrasadas para nós porque faltava colarem a porcaria do selo??

Nos filmes, traduzidos integralmente para português, o selo do IGAC lá está. Nos jogos, idem. Sim, porque jogar é uma actividade cultural. Portugal deve ter sido o primeiro país a nível mundial a classificar os jogos de consola como a Oitava Arte, já que é uma entidade pública ligada às ACTIVIDADES CULTURAIS que se encarrega da autenticação…

Curiosidade: Portugal é o único país onde encontrei autocolantes deste tipo nos jogos que se encontram normalmente à venda. Excepção para a Itália, que inclui também um holograma adicional, mas de melhor aspecto que o nosso.

Infelizmente, não existe mesmo qualquer tipo de sensibilidade da parte de Ninguém, seja do governo, da distribuição ou do comércio, para prestar atenção a este tipo de coisas. Simplesmente espetam na lei que o selo IGAC é obrigatório, e pronto. Nós é que nos temos de conformar em comprar jogos novos no estado em que a lei, a mesma lei que não percebe RIGOROSAMENTE NADA de coleccionismo de jogos. O selo só serve para assegurar que o jogo está a ser vendido de acordo com a lei burocrática nacional, e agora a história do selo do igac passou a fazer parte da garantia

No comments: