Thursday, May 3, 2007

Importação e compras nacionais - CTT

Ao contrário da Alfândega, os CTT até fazem um trabalho minimamente decente. No entanto, também existem grandes falhas. As principais sendo:

1 - A recepção de mercadoria não registada.
2 – A falta de responsabilidade dos carteiros
3 – A incapacidade de assumirem falhas ao nível dos funcionários após prejudicarem um “cliente”.

Se por algum motivo chegar a casa uma encomenda registada e não houver ninguém presente para receber a encomenda, será deixado um papel de aviso de encomenda a ser levantada nos próximos dias úteis. Geralmente, são 7 dias úteis para encomendas normais e 3 dias úteis para encomendas expresso. Nestas situações, é necessário o destinatário se apresentar do papel de aviso assinado e do bilhete de identidade, ou alguém que se faça acompanhar dos mesmos documentos e levante a encomenda em nome do destinatário.

Se a encomenda não for registada, correm então o risco do correio vos deixar a encomenda à porta de casa, à chuva se for preciso, correndo o risco de a danificarem ou de ser mesmo roubada. Isto acontece com muita frequência e – atenção – não quero generalizar a situação porque nem todos os carteiros se comportam da mesma maneira, mas existem por aí muitos que são irresponsáveis e ignorantes. Não existe, ainda, uma total responsabilidade por parte dos CTT perante os comportamentos que descrevi. Cada vez que uma encomenda vier danificada por culpa dos serviços de distribuição, aconselho vivamente a reclamarem. Enquanto não houverem reclamações suficientes, os serviços continuam a funcionar da mesma.
O registo torna o envio da encomenda mais caro, mas qualquer dia não existirá outra solução para assegurar o bom desempenho dos CTT.

Convém no entanto referir que os regulamentos internos de funcionamento dos CTT, que não se sobrepõe à lei em vigor, desrespeita os segundos à descarada. O bilhete de identidade é um documento único e intransmissível, não devendo ser passado a ninguém, mas os srs. dos CTT exigem claramente a apresentação do documento original e ainda o somos obrigados a entregar ao funcionário do posto para conferir os dados. A situação é mais crítica quando não aceitam comprovativos oficiais, por exemplo, quando precisamos de renovar o BI que já está caducado, nem fotocópias ou reproduções do documento. Os correios funcionam em pleno horário de trabalho e nem todas as pessoas têm disponibilidade de lá ir. No entanto, o cidadão vê-se obrigado a entregar o seu BI a um familiar se quiser que o mesmo faça o levantamento de uma encomenda em seu nome. Isso implica que, em situações diversas, a pessoa tenha de andar sem o BI para apresentar caso seja deparada com alguma situação legal (a título de exemplo, as operações de stop), visto que a lei obriga o portador dos docmentos a andarem sempre com eles.

No comments: