Thursday, May 3, 2007

Resolver riscos e falhas de leitura em CDs

Quando um CD está riscado ou quando a superfície apresenta sujidade ou outro tipo de danos, existe sempre o frequente risco das mesmas começarem a criar problemas na leitura dos discos, podendo os mesmos deixar até de funcionar.

Nas situações em que o disco não funciona ou a determinada altura bloqueia ou dá erro, e partindo do presusposto que o sistema funciona correctamente, existe sempre a possibilidade de recuperar o disco para que o mesmo volte a funcionar. No entanto, para tal acontecer, é imprescindível que a camada de dados do disco não tenha sido danificada! Caso isso aconteça, não há tecnologia acessível neste momento que permita o restauro do disco. Por vezes não é totalmente possível perceber se isso acontece ou não sem primeiro recorrer às formas de reparar os discos que existem actualmente.

A primeira coisa a fazer numa situação destas é limpar o disco. Nem todos os problemas são causados pelo mau estado de um disco. Pode simplesmente haver gordura dos dedos, pó e outros resíduos a evitar a correcta leitura do disco. Por isso a primeira coisa a fazer é sempre limpar os discos. Se depois de limpo o problema persistir, então nesse caso deve-se avançar para um polimento do CD.

O polimento do CD é efectuado com recurso a máquinas adequadas, preferencialmente profissionais e destinadas ao efeito. Infelizmente hoje em dia é bastante inacessivel encontrar um local que preste este tipo de serviços. Os videoclubes estão praticamente extintos e os que existem nem todos têm acesso a uma máquina destas. As poucas lojas que prestavam este tipo de serviços já deixaram de o fazer.

Para além das máquinas profissionais, existem alternativas caseiras de custos mais reduzidos. Existem empresas que vendem máquinas de polimento caseiras, algumas das quais manuais, a preços diversificados. No entanto, por falta de experiência pessoal sobre o seu funcionamento, não posso recomendar a sua utilização.

Espero brevemente poder actualizar esta mensagem com informações mais detalhadas sobre onde e como ter acesso a uma máquina de polimento de CDs. Infelizmente já passraam vários anos desde que tive o acesso a estas informações e muita coisa mudou...

No comments: