Thursday, May 3, 2007

Proteger as caixas exteriores! Parte 2 – Caixas em cartão, Digipak, Madeira

Aqui começam problemas maiores para proteger caixas deste género. Não existem materiais específicos para proteger este tipo de caixas. A humidade pode afectar as caixas, assim como os danos provocados pelo manuseamento. São facilmente vincáveis ou amolgáveis e com o tempo as suas arestas e cantos tendem a desfazer. Existem nos mais diversos tamanhos e feitios.

Para proteger este tipo de caixas, não existe uma solução propriamente eficiente. Se quisermos fazer as coisas da forma mais correcta possível, temos alguns problemas. São necessárias duas camadas de protecção (ou uma única que responda às duas condicionantes): proteger da humidade e proteger dos danos. Para proteger da humidade, é necessário uma camada de papel absorvente. Para proteger dos danos, é necessário uma camada macia e com alguma espessura. Os materiais que recomendo são mesmo papel absorvente como camada inicial e papel de bolha de plástico como camada protectora de danos. O papel de bolhas fica muito mais barato se o adquirirem na própria indústria, mas não consigo dar indicações para o adquirirem assim.

Com o tempo, muitas destas caixas tendem a amarelar ligeiramente e começam a aparecer vestígios de deterioração nos cantos e arestas, assim como alguma ligeira descoloração. São fenómenos naturais que só ocorrem com o passar de vários anos e fazem parte do envelhecimento natural do material, que pode ser mais longo ou mais curto conforme a maneira que as mesmas edições se encontrem protegidas.

A melhor solução é, para todos os casos, manter essas edições seladas.

Quanto à humidade, existe ainda uma solução simples mas que pode não se revelar totalmente eficaz. Se guardarem as caixas de cartão numa gaveta ou num armário fechado, podem recorrer a um material muito simples: sílica gel. Sílica gel são as pequenas saquetas do mesmo material que as indústrias de tecnologia recorrem para proteger material electrónico dentro da sua embalagem de manufactura (quem é que nunca viu, afinal, umas saquetas junto de aparelhos eléctricos que dizem “do not eat”?) Uma saqueta dentro da caixa do aparelho, consola, etc. e outra no exterior, na gaveta ou no armário, tem bons resultados na preservação contra a humidade. Existem vários tipos destas saquetas, mas as que recomendo particularmente são as que têm capacidade de mudar de cor em função do seu grau de saturação. Estas saquetas mudam de cor conforme o nível de absorção. Quando estão saturadas, um momento muito breve no micro-ondas põe-nas reutilizáveis novamente. O problema das silica gel é que saturam a uma velocidade impressionante se o local onde forem colocadas tiver uma dimensão superior à sua capacidade de absorção ou não estiver completamente isolado do contacto com o ar exterior, caso contrário o ar renova-se e em poucas horas as silica gel perdem de imediato a sua capacidade.

Para terminar, utilizar a máquina de selar para proteger as caixas com um plástico envolvente, sem exercer demasiada pressão na caixa mas ao mesmo tempo estar ausente de folgas grandes, é a maneira mais eficaz de proteger a caixa do envelhecimento, principalmente ao nível das arestas.

Para além das soluções referidas na protecção das caixas normais, podem ainda recorrer a outro sistema tão eficiente quanto dispendioso:


Utilizar caixas em acrílico feitas à medida
Esta recente solução é muito dispendiosa. Não é novidade mas praticamente ninguém em Portugal recorre a esta solução. Existem sites que vendem caixas de acrílico feitas à medida para os diferentes formatos recentes e antigos disponíveis no mercado, e até fabricam tamanhos costumisáveis para edições especiais, mas o preço de cada caixa deste tipo é muito elevado, podendo ficar entre os 10-15 e mais de 100 euros, incluíndo o valor dos portes. São a solução perfeita para qualquer coleccionador, mas excessivamente cara. É uma excelente protecção para este ou aquele jogo mais específico/frágil/raro que temos na colecção

No comments: