Thursday, May 3, 2007

Proteger as caixas exteriores! Parte 1 – caixas normais

Com o passar do tempo e o normal manuseamento das caixas dos DVDs, o roçar em várias superfícies e mesmo ao remover das prateleiras, as caixas começam a ficar baças, com aspecto envelhecido. Tratando-se de caixas facilmente substituíveis por outras, que existem à venda ainda novas, o dilema é facilmente resolvido. No entanto, nem todas são facilmente substituíveis devido às suas particularidades. Para o bom cuidado das caixas, é sempre bom recorrer a formas mais “profissionais” de as proteger. Existem duas soluções simples neste caso.

Voltar a selar os CDs
Existem máquinas que plastificam as caixas com um novo plástico, e se utilizam frequentemente no comércio e na indústria para plastificar / selar todo o tipo de materiais. Quando um filme ou um jogo não for visualizado durante muito tempo, podem sempre voltar a selá-lo para o proteger do pó ou da sua movimentação. Uma máquina de selar não fica muito caro e é sempre um investimento para coleccionadores mais sérios a pensar no futuro. Torna-se no entanto uma despesa inconveniente para coleccionadores mais moderados.

Utilizar capas de celofane específicas
O meu método favorito para proteger caixas de DVDs e que, com um pouco de imaginação, pode ser utilizado para proteger outro tipo de caixas como caixas de jogos Megadrive, Playstation, CDs áudio, etc… Embora sejam difíceis de encontrar em Portugal, existem umas capas muito práticas e muito funcionais que se utilizam para proteger caixas de CD ou DVD. São de facto umas capas de celofane de boa qualidade, brilhantes, feitas à medida de uma caixa de DVD normal. Utilizam um sistema de fecho autocolante autoselante que se pode abrir e voltar a selar sempre que se quiser remover a caixa. Por este aspecto é que são muito práticas e recomendo vivamente. Vendem-se em packs de 50, 100 ou 200 por um preço bastante acessível. É um investimento que vale mesmo a pena.

Utilizar caixas em acetato/plástico
Ideal para as caixas de cartão mais frágeis ou até mesmo jogos selados. Podem ser compradas em sites específicos da internet ou serem feitas caseiramente a troco de muito trabalho. Para uma grande colecção são caras e convém saber escolher os acetatos, uma vez que alguns podem (dizem os "entendidos") reacções nas caixas de cartão ao fim de muitos anos e contribuir para desbotar ou perder a cor. Ao preço médio de quase 1 euro cada caixa acrescido de portes, acaba por ser uma solução algo dispendiosa para colecções de maior volume.

No comments: