Thursday, May 3, 2007

Como cuidar de CDs? Parte 3 – Materiais a utilizar

Além de produtos mais tradicionais que usamos em casa, existem muitos produtos específicos no mercado. Depois de experimentar uma parte deles, cheguei à conclusão que muitos não são tão bons quanto isso. Quase todos cumpriram o seu papel e de facto puseram o CD a brilhar. Mas também é verdade que uma boa quantidade deles deixou o “rasto” na superfície do CD, ou seja, os tais insignificantes riscos superficiais. Não recomendo, por isso, que utilizem esses produtos. Aconselho que evitem os panos especiais e as toalhitas húmidas em tecidos ou fibras especiais com produtos à base do álcool. Também não recomendo que utilizem máquinas caseiras de limpeza, como algumas invenções que por aí aparecem de vez em quando. Existem algumas excepções de produtos que se provaram melhores. Um deles (cuja marca não sei de cor) foi um produto de limpeza que vinha num pequeno frasco cuja ponta era uma esponja muito suave, e a limpeza era feita com a ponta da esponja em movimentos radiais. Não sendo necessariamente mais eficiente que os restantes para remover sujidade, este produto provocava menos riscos superficiais que os restantes e foi dos melhores que sem dúvida experimentei.

Mas em que ficamos afinal? A minha recomendação é… se quiserem utilizar materiais caseiros, usem um pano suave (semelhante aos que se limpam os óculos por exemplo), lavado e sem resíduos. Humedeçam ligeiramente o pano com álcool diluído (sem excessos) e limpem em movimentos radiais, conforme descrito nos procedimentos anteriores. Se querem recorrer a produtos de limpeza, procurem nas lojas da especialidade o tal produto que é colocado com a esponja.

A minha técnica frequente é utilizar somente água tépida em quantidades moderadas. Deixo a água escorrer sobre a superfície do CD para eliminar a sujidade. Seguidamente coloco um pano absorvente sobre o CD para absorver a água em excesso e evitar que as partículas de água se acumulem e manchem o CD ao secar. A vantagem desta técnica é que não recorre ao esfregar do CD seja com que material for e assim minimiza significativamente qualquer tipo de riscos gerados pelo contacto da superfície do CD com o respectivo material de limpeza. Não posso recomendar esta técnica porque não sei se a água danifica o CD de alguma maneira, mas posso afirmar que de todas as experiências que fiz foi de longe a que funcionou melhor. Mas como nenhum método é perfeito, este que eu utilizo pode ser menos eficiente quando existe excesso de gordura de dedos no CD e nesse caso a água pode não misturar bem com a gordura. Nessas situações, se a água for mal absorvida pelo papel, a superfície do CD pode ficar com manchas. Pouco há a fazer nestas situações, a não ser recorrer ao produto de limpeza com a esponja, que resolve o problema com bastante eficácia e mantém a superfície do CD muito bem conservada, aproximado ao seu estado novo.

No comments: