Thursday, May 3, 2007

Como cuidar de CDs? Parte 2 – Procedimentos de limpeza

Afinal de contas, como se deve limpar um CD?? Muito sinceramente, qualquer pessoa que saiba manusear devidamente o CD não deveria ter necessidade de o limpar. Só em situações de uso muito frequente ou por acumulação inevitável de pó. Mesmo os materiais mais suaves ou alguns produtos “adequados” que se vendem no mercado à base de álcool conseguem deixar riscos ou pequenas marcas superficiais. Para as conseguirem ver, basta observar o CD com uma luz artificial e observar a superfície em vários ângulos de incidência de luz.

Existem muitas maneiras de limpar um CD de acordo com a informação que se encontra frequentemente na internet. Pessoalmente, por experiência própria, sei que umas são menos eficientes que outras. Não sei dizer qual a cientificamente mais correcta, mas o que me interessa essencialmente é saber qual a melhor de todas para limpar o CD evitando os tradicionais riscos superficiais

Para se limpar um CD correctamente, deve-se utilizar um pano suave e limpar em movimentos radiais precisos (ou seja, em movimentos que acompanham o raio do CD, desde o centro do CD até ao seu limite exterior). Não se deve nunca exercer pressão excessiva. O pano deve estar livre de electricidade estática, sujidade, partículas sólidas, etc.

No comments: