Thursday, May 3, 2007

Como cuidar de CDs? Parte 1 – Erros tradicionais

Ficam aqui alguns princípios de como cuidar de CDs. Toda a gente deveria saber disto, mas a ignorância (gerada por falta de interesse) é grande como é possível constatar. Pior ainda é o desinteresse de muita gente no manipular de CDs e DVDs e para essas pessoas, baste que funcione e “tá-se bem”.

Antes de explicar as formas que acho mais correctas de limpar CDs, aqui ficam alguns erros comuns tanto na limpeza como no manuseamento que devem evitar. O que NÃO se deve fazer:

- Utilizar álcool etílico em excesso para limpar a superfície de leitura
Mancha a superfície do CD e tira o brilho se utilizado em excesso. Não é um material adequando, mas bem utilizado pode ser um método simples de limpeza de CD.

- Esfregar o CD com materiais inadequados e forçar a limpeza nas áreas mais difíceis
Material que largue pelos ou demasiado rígido. Os CDs são demasiado sensíveis e mesmo algodão aplicado com alguma pressão consegue riscar superficialmente o CD.

- Limpar o CD em movimentos radiocêntricos em torno do centro, ou noutros movimentos aleatórios
A gravação dos dados de um CD é feita em forma de espiral, assim como a sua leitura no sistema. Forçar a limpeza no mesmo sentido de leitura pode mais facilmente conduzir a erros de leitura..

- A gordura dos dedos é um grande inimigo. Não tocar na superfície de leitura com os dedos.
Caso contrário terão mesmo de esfregar o CD com um material suave e correr o risco de o riscar superficialmente. A gordura também torna mais complicada a limpeza do CD, já que há determinados produtos, como água e determinados alcóois, que não se misturam bem com a gordura, o que complica a sua limpeza.

No comments: