Wednesday, January 13, 2010

Coleccionar jogos selados parte 2 - Panorama Nacional

O panorama nacional é deveras caótico...

1. Muitas lojas optam por abrir os jogos como medida de segurança anti-roubos, o que impossibilita o jogo de ser vendido como selado

2. Os próprios distribuidores dedicam-se a abrir os jogos para colocarem o selo do igac, manuais em português e autocolantes com tradução directamente sobre as caixas, edições de coleccionadores ou capas. Aqui existem vários problemas fortes. Em muitos casos, os autocolantes com a tradução ocultam imagens dos jogos ou informação relevante na caixa dos mesmos, como os conteúdos de um determinado jogo ou edição especial, as próprias imagens exemplificativas e outro texto importante, nomeadamente as compatibilidades com acessórios etc. Outro aspecto que falha e muito é o facto de colocarem autocolantes ou o próprio selo do igac cobre os hologramas oficiais, nomeadamente no caso de jogos para os sistemas da Sony. Estes autocolantes e afins não têm mais valor do que o próproio selo de autenticação do fabricante.

3. Como se isso não bastasse, os jogos são depois selados com plásticos não oficiais... como resultado, centenas de jogos não existem selados oficialmente em Portugal e têm de se importar

3.  A maioria das lojas não se preocupa minimamente com o tratamento que dá a grande parte dos seus jogos e edições, deixando-as expostas a maus tratos ou vendendo-as com o passar dos anos em muito más condições por culpa das etiquetas de preço, dos alarmes dos jogos etc etc. Quando baixam de preço, muitas já se encontram em estados indesejados. Muitas das edições de coleciconador são bastante caras, e se são dedicadas a coleccionadores, ou às pessoas que mais se preocupam com o estado dos jogos, qual é o coleccionador que vai comprar uma edição em muito mau estado de conservação como tantas por aí se encontram tanto em lojas da especialidade como em lojas mais generalistas?

Coleccionar jogos selados em Portugal é uma verdadeira aventura - em alguns casos, impossível, graças à atitude de praticamente todas as entidades IGNORANTES envolvidas na legalização, distribuição e venda de jogos por cá.

No comments: