Wednesday, January 13, 2010

Coleccionar jogos selados parte 1 - Interpretar o Fenómeno

Tal como já foi referido, há de facto pessoas que se dedicam a coleccionar jogos selados, novos, nunca abertos. No entanto, em Portugal nem sempre é possível encontrar aquele título especial com o celofane oficial, já que somos dos poucos países que ainda sofrem um tratamento "especial". Isto porque uma grande parte dos jogos, no passado e no futuro, não vinham com descrições nem instruções em Portugues, e o distribuidor ficava encarregue de colocar não só os autcolantes na parte de trás das caixas, a tradução dos manuais, como ainda o famoso selo do IGAC.

É sabido que há jogos que valem muito dinheiro pelo seu nível de raridade. E que esses mesmos jogos, se estiverem completos e como novos, valorizam sempre um pouco mais do que artigos que não estejam tão bem conservados. Mas fazer uma colecção de jogos selados é entrar numa dimensão de coleccionismo particularmente diferente da que o tradicional coleccionador está habituado, e que essa atitude faça pouco sentido para determinadas pessoas que a interpretam como desperdício de dinheiro ou falta de senso. Esses factos não correspondem à realidade. Fazer uma colecção série de jogos que privilegia a manutenção no seu plástico original não é uma fobia ou uma doença. É, antes, elevar uma colecção a outro patamar diferente daquele a que a maioria das pessoas está habituada.

A maioria das pessoas entituladas de coleccionadores adquire os títulos para usufruir deles e a colecção acaba por ser uma consequência directa da acumulação das compras que vão fazendo, da estima e da preservação dos artigos. Os jogadores tradicionais adquirem os títulos unicamente para jogar, sem se preocupar se tencionam ficar com o jogo ou não no futuro.

Os jogadores coleccionadores dedicam o seu dinheiro aos jogos que realmente querem comprar e leva até ao fim, usufruíndo totalmente dos mesmos. Têm particular cuidado no manuseamento dos jogos e quando adquirem um título que realmente gostam em cndições normais não o tencionarão vender. A lista de jogos que fazem questão de comprar resume-se essencialmente àqueles que querem mesmo jogar.

Os coleccionadores mais sérios começam a dedicar-se mais seriamente a constituir uma colecção. Começam a introdzir outros parâmetros na colecção, que vão além do simples gosto pessoal ou do desejo de ter particulares títulos para jogar ao máximo. Estão mais dispostos a pagar por jogos mais raros, adquirem títulos que mesmo que não tencionem jogar consideram interessantes para a colecção seja pelo nível de raridade ou por pertencerem a alguma série especifica à qual se dedicam particularmente.

Os coleccionadores que realmente se dedicam ao máximo a este hobby já passaram por cada uma das etapas atrás referidas e adquirem jogos com relativa frequência, sem muitas vezes terem como intenção jogar o referido jogo. É neste contexto que começam a aparecer aqueles que têm uma forte preferência por conservar determinados jogos selados, mesmo que tal implique a posse de mais do que uma cópia do jogo. É tudo um procsso evolutivo que depende da dedicação, do gosto e do conhecimento e muitos que estavam no início das suas colecções consideravam impensável comprar um jogo que não iriam jogar na totalidade, muito menos conservá-lo selado.

O acto de manter os jogos selados sobretudo com o seu celofane original é uma consequência mais ou menos directa do gosto por se ter um determinado jogo no seu melhor estado de conservação possível, ou seja, selado. E o celofane precisa de ser o original para haver o mínimo interesse ou valor ao se adquirir um título selado, até porque o celofane oficial geralmente tem características ou particularidades únicas e autênticas. Mas, tal como já referi, para o coleccionismo de jogos isto é um patamar totalmente diferente.

Se a paciência permitir, irei clocar aqui informações detalhadas sobre jogos selados, para os poucos coleccionadores que visitem este blog e se dediquem mais profundamente a esta vertente de coleccionismo de jogos.

No comments: